terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA




PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTAR II

LÍNGUA PORTUGUESA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA




PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTAR II

LÍNGUA PORTUGUESA




LINGUAGEM E CULTURA

















Sucupira do Riachão-MA
2010
Antonio Batista Nascimento
Francisco da Silva Pedrosa
Maria Evanilde Pereira da Rocha
Maria Júlia Gomes Barbosa
Maria Neuza Gonçalves
Miguel Rubens de Sousa Sá
Kariny Almeida
Miss Lany Maria de Sousa Sá
Samantha Francisca Sousa





TEMA: LEITURA
TÍTULO: A LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM PRAZER A CONQUISTAR.

















Sucupira do Riachão-MA
2010
Antonio Batista Nascimento
Francisco da Silva Pedrosa
Maria Evanilde Pereira da Rocha
Maria Júlia Gomes Barbosa
Maria Neuza Gonçalves
Miguel Rubens de Sousa Sá
Kariny Almeida
Miss Lany Maria de Sousa Sá
Samantha Francisca Sousa







TEMA: LEITURA
TÍTULO: A LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM PRAZER A CONQUISTAR.



Projeto apresentado ao curso Gestar II de Língua Portuguesa como forma de conclusão do mesmo sob orientação da Orientadora Nauriza Núbia Correa Lima.











Sucupira do Riachão-MA
2010
Sumário



1. Tema............................................................................................................ 04
2. Justificativa................................................................................................. 04
3. Fundamentação Teórica........................................................................... 04
4. Objetivos..................................................................................................... 05
4.4.1 Geral................................................................................................. 05
4.2 Específicos......................................................................................... 05
5. Metodologia................................................................................................ 05
6. Cronograma................................................................................................ 05
7. Equipe de Trabalho................................................................................... 05
8. Avaliação.................................................................................................... 06
9. Referências................................................................................................. 06


















1-Tema

Leitura


2- Justificativa

A realização deste projeto surge a partir da necessidade conscientizar os estudantes quanto à importância de uma boa leitura na conquista do mundo que o cerca, portanto, que esta não se defina apenas como a falta de interesse pela leitura, mas como um complemento de conhecimentos: mental e social, mostrando que a leitura, também é um exercício, que nos leva ao prazer.
Após a conscientização quanto aos fatores que influenciam de forma decisiva na mobilização da leitura, percebemos que quanto mais cedo histórias orais ou escritas entrarem na vida do indivíduo, maiores as chances de ele gostar de ler, e assim a leitura contribui de forma marcante para o esclarecimento das indagações abordadas que giram em torno do mesmo, já que a escola funciona como ambiente de construção do saber tendo em vista que o objetivo da educação não é apenas dissecar conteúdos, mas formar cidadãos.
Assim a EDUCAÇÃO e LEITURA devem caminhar juntas a fim de proporcionar simultaneamente informações e conhecimentos aos indivíduos.












3- Fundamentação Teórica

Durante muito tempo pensou-se que a escola tinha como finalidade exclusiva ensinar conteúdos fundamentais do currículo escolar. Atualmente, nota-se que o objetivo da escola é um só: formar a personalidade do individuo, isto é, educar. Formar personalidade significa desenvolver o todo harmonioso, e a educação é a instancia que assume esse compromisso, é por isso, que existe uma parceria entre educação e leitura com objetivo de conscientizar a sociedade no que diz respeito aos fatores que promovem o prazer pela a leitura.
Sabemos que os jovens são curiosos sobre todas as coisas, sobretudo, no que se refere a descoberta e se forem desde cedo, bem informados não terão surpresas nem decepções e na maioria das vezes essas orientações são repassadas pela escola através de uma boa leitura.
É preciso entender que “a leitura é um desafio para os menores, vencer o código escrito é uma tarefa gigantesca”, isso quer dizer que: não basta roda de leitura, ter acesso aos materiais se professores e estudantes não tiverem engajados em práticas para aprender usa-los, porque enquanto a pessoa não utilizar e não tiver prazer no convívio com o material escrito é muito difícil passar isso para os outros.
É válido ressaltar que na execução deste projeto tratamos da Leitura no ensino fundamental: um prazer a conquistar, mostramos aos indivíduos os métodos e técnicas que facilitam e os que dificultam a leitura, Orientando-os quanto a Criação de espaço de leitura nas escolas, onde os estudantes levarão conhecimentos a toda sociedade, já que a principal característica do ser humano é o fato de estar sempre aprendendo.








4-Objetivos

4.1. Geral

Desapertar nos estudantes o prazer pela leitura,construindo uma forma de como fazer uma boa “leitura” de modo que atenda suas expectativas sem que perda o interesse pela mesma.

1.2. Específicos

Mostrar a importância da leitura em nossas vidas;
Propiciar uma busca continua e investigativa do tipo de leitura que o individuo está inserido;
Identificar métodos e técnicas utilizadas para incentivar a leitura;
Reconhecer diferentes formas de leituras textuais com informações distintas.

5-Metodologia

Inicialmente os estudantes farão uma pesquisa com pessoas da comunidade indagando sobre questões ligadas à leitura e ao grau de escolaridade de cada um;
O passo seguinte será a realização de uma feira de leitura diversificada;
Logo em seguida, cada integrante da equipe realiza uma aplicação individual em cada sala de aula, levando os estudantes fazerem uma leitura de textos.







6-Cronograma

16/10/09 a 23/10/09 – Realização da pesquisa na comunidade.

30/10/09 a 06/11/09 – Encontro de professores e alunos para observação dos dados coletados na pesquisa de campo.

07/11/09 a 13/11/09 – Execução da feira de leitura.

01/12/09 a 04/12/09 – Organização do projeto.
























7-Equipe de Trabalho

A equipe é composta pelos cursistas Antonio Batista, Francisco Pedrosa, Maria Evanilde, Maria Júlia, Maria Neuza e Miguel Rubens, Kariny Almeida, Miss Lany Maria de Sousa Sá, Samantha Francisca Sousa, todos nós trabalhamos com a disciplina Língua Portuguesa, mesmo em séries diferentes lutamos em prol do mesmo objetivo que é: despertar nos estudantes o prazer pela leitura. E para isso estamos juntos formando uma parceria onde o foco principal é a “Leitura” e o público alvo são estudantes do ensino fundamental. Com relação às atividades realizadas as mesmas, porém em salas diferentes.

























8-Avaliação

Pesquisa de Campo

Entrevista

Leitura



























9-Referências

Brasil – Ministério da Educação; Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Brasil. Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais. Item 2001: novas perspectivas. Brasília: Inep, 2002.

Revista da Criança. Ministério da Educação; edição 40; set./2005.



LINGUAGEM E CULTURA

















Sucupira do Riachão-MA
2010
Antonio Batista Nascimento
Francisco da Silva Pedrosa
Maria Evanilde Pereira da Rocha
Maria Júlia Gomes Barbosa
Maria Neuza Gonçalves
Miguel Rubens de Sousa Sá
Kariny Almeida
Miss Lany Maria de Sousa Sá
Samantha Francisca Sousa





TEMA: LEITURA
TÍTULO: A LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM PRAZER A CONQUISTAR.

















Sucupira do Riachão-MA
2010
Antonio Batista Nascimento
Francisco da Silva Pedrosa
Maria Evanilde Pereira da Rocha
Maria Júlia Gomes Barbosa
Maria Neuza Gonçalves
Miguel Rubens de Sousa Sá
Kariny Almeida
Miss Lany Maria de Sousa Sá
Samantha Francisca Sousa







TEMA: LEITURA
TÍTULO: A LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM PRAZER A CONQUISTAR.



Projeto apresentado ao curso Gestar II de Língua Portuguesa como forma de conclusão do mesmo sob orientação da Orientadora Nauriza Núbia Correa Lima.











Sucupira do Riachão-MA
2010
Sumário



1. Tema............................................................................................................ 04
2. Justificativa................................................................................................. 04
3. Fundamentação Teórica........................................................................... 04
4. Objetivos..................................................................................................... 05
4.4.1 Geral................................................................................................. 05
4.2 Específicos......................................................................................... 05
5. Metodologia................................................................................................ 05
6. Cronograma................................................................................................ 05
7. Equipe de Trabalho................................................................................... 05
8. Avaliação.................................................................................................... 06
9. Referências................................................................................................. 06


















1-Tema

Leitura


2- Justificativa

A realização deste projeto surge a partir da necessidade conscientizar os estudantes quanto à importância de uma boa leitura na conquista do mundo que o cerca, portanto, que esta não se defina apenas como a falta de interesse pela leitura, mas como um complemento de conhecimentos: mental e social, mostrando que a leitura, também é um exercício, que nos leva ao prazer.
Após a conscientização quanto aos fatores que influenciam de forma decisiva na mobilização da leitura, percebemos que quanto mais cedo histórias orais ou escritas entrarem na vida do indivíduo, maiores as chances de ele gostar de ler, e assim a leitura contribui de forma marcante para o esclarecimento das indagações abordadas que giram em torno do mesmo, já que a escola funciona como ambiente de construção do saber tendo em vista que o objetivo da educação não é apenas dissecar conteúdos, mas formar cidadãos.
Assim a EDUCAÇÃO e LEITURA devem caminhar juntas a fim de proporcionar simultaneamente informações e conhecimentos aos indivíduos.












3- Fundamentação Teórica

Durante muito tempo pensou-se que a escola tinha como finalidade exclusiva ensinar conteúdos fundamentais do currículo escolar. Atualmente, nota-se que o objetivo da escola é um só: formar a personalidade do individuo, isto é, educar. Formar personalidade significa desenvolver o todo harmonioso, e a educação é a instancia que assume esse compromisso, é por isso, que existe uma parceria entre educação e leitura com objetivo de conscientizar a sociedade no que diz respeito aos fatores que promovem o prazer pela a leitura.
Sabemos que os jovens são curiosos sobre todas as coisas, sobretudo, no que se refere a descoberta e se forem desde cedo, bem informados não terão surpresas nem decepções e na maioria das vezes essas orientações são repassadas pela escola através de uma boa leitura.
É preciso entender que “a leitura é um desafio para os menores, vencer o código escrito é uma tarefa gigantesca”, isso quer dizer que: não basta roda de leitura, ter acesso aos materiais se professores e estudantes não tiverem engajados em práticas para aprender usa-los, porque enquanto a pessoa não utilizar e não tiver prazer no convívio com o material escrito é muito difícil passar isso para os outros.
É válido ressaltar que na execução deste projeto tratamos da Leitura no ensino fundamental: um prazer a conquistar, mostramos aos indivíduos os métodos e técnicas que facilitam e os que dificultam a leitura, Orientando-os quanto a Criação de espaço de leitura nas escolas, onde os estudantes levarão conhecimentos a toda sociedade, já que a principal característica do ser humano é o fato de estar sempre aprendendo.








4-Objetivos

4.1. Geral

Desapertar nos estudantes o prazer pela leitura,construindo uma forma de como fazer uma boa “leitura” de modo que atenda suas expectativas sem que perda o interesse pela mesma.

1.2. Específicos

Mostrar a importância da leitura em nossas vidas;
Propiciar uma busca continua e investigativa do tipo de leitura que o individuo está inserido;
Identificar métodos e técnicas utilizadas para incentivar a leitura;
Reconhecer diferentes formas de leituras textuais com informações distintas.

5-Metodologia

Inicialmente os estudantes farão uma pesquisa com pessoas da comunidade indagando sobre questões ligadas à leitura e ao grau de escolaridade de cada um;
O passo seguinte será a realização de uma feira de leitura diversificada;
Logo em seguida, cada integrante da equipe realiza uma aplicação individual em cada sala de aula, levando os estudantes fazerem uma leitura de textos.







6-Cronograma

16/10/09 a 23/10/09 – Realização da pesquisa na comunidade.

30/10/09 a 06/11/09 – Encontro de professores e alunos para observação dos dados coletados na pesquisa de campo.

07/11/09 a 13/11/09 – Execução da feira de leitura.

01/12/09 a 04/12/09 – Organização do projeto.
























7-Equipe de Trabalho

A equipe é composta pelos cursistas Antonio Batista, Francisco Pedrosa, Maria Evanilde, Maria Júlia, Maria Neuza e Miguel Rubens, Kariny Almeida, Miss Lany Maria de Sousa Sá, Samantha Francisca Sousa, todos nós trabalhamos com a disciplina Língua Portuguesa, mesmo em séries diferentes lutamos em prol do mesmo objetivo que é: despertar nos estudantes o prazer pela leitura. E para isso estamos juntos formando uma parceria onde o foco principal é a “Leitura” e o público alvo são estudantes do ensino fundamental. Com relação às atividades realizadas as mesmas, porém em salas diferentes.

























8-Avaliação

Pesquisa de Campo

Entrevista

Leitura



























9-Referências

Brasil – Ministério da Educação; Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Brasil. Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais. Item 2001: novas perspectivas. Brasília: Inep, 2002.

Revista da Criança. Ministério da Educação; edição 40; set./2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário