REDE DE FORMAÇÃO
CONTINUADA DE PROFESSORESNO MUNICIPIO DE SUCUPIRA
DO RIACHÃO
Coordenação Nacional
Ministério de Educação – MEC
Secretaria de Educação Básica – SEB
Secretaria de Educação à Distância-SEED
Universidade de Brasília – UnB
Realização; Prefeitura Municipal de Sucupira do Riachão, Secretaria Municipal de Educação, Tutoria de Matemática e Língua Portuguesa e Coordenação.
“Um professor atualizado deixa de ser um mero executor de planos de aula elaborado por terceiros, pois ela passa a planejar um ensino coerente com as necessidades dos seus alunos...”.
Regina Escarpa (Nova Escola nº. 199, p. 45).
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR UNIVERSIDADE DE BRASILIA/UnB
PREFEITURA MUNICIPAL DE SUCUPIRA DO RIACHÃO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
GESTAR II
LINGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA
programação
Serão desenvolvidas 80 h presencias (chamadas Oficinas) na presença do grupo e do formador;
Estudos individuais de 120 h;
Atividades (Lição de casa ou socializando) 60 h;
Projeto interdisciplinar 40 h;
Total da certificação 300 h;
Período: Maio a Dezembro
certificação do Professor Cursista (PC):
A cargo da secretaria Municipal de Educação;
- Freqüência;
- Conceitos emitidos pelo formador referentes à lição de casa ou à Transposição Didática, desempenhando nas oficinas e avaliações;
- Autoavaliação pelo professor cursista;
- Apresentação do projeto a ser implementado na escola em que trabalha.
LOCAL: UNIDADE INTEGRADA HUMBERTO DE CAMPOS
DATA 15.05.2009
CARACTERÍSTICAS
Programa de Formação Continuada Semipresencial orientado para a formação de professores de Matemática e de Língua Portuguesa, objetivando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
Foco:
È atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho;
Tem como base os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática e de Língua Portuguesa dos alunos de 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano);
Finalidade:
Elevar a competência dos professores e de seus alunos e, consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sócio-cultural.
MODALIDADE DO PROGRAMA:
Semipesencial;
Encontros presenciais;
Troca de experiências e reflexão individual e em grupos;
Esclarecimentos de dúvidas e questionamentos;
Planejamento e elaboração de situações didáticas;
Análise crítica da prática em sala de aula e de atividades dos alunos.
Freqüência;
Conceitos emitidos pelo formador referentes à lição de casa ou à Transposição Didática, desempenhando nas oficinas e avaliações;
Autoavaliação pelo professor cursista;
Apresentação do projeto a ser implementado na escola em que trabalha.
Formadores:
Sérgio Reis Pereira da Silva
Graduado em Matemática/UEMA
Nauriza Núbia Corrêa Lima
Graduada em Letras/ UEMA
Coordenação:
Jociene da Costa Sousa
Graduada em Ciências Habilitação em
Química/UEMA
Ministério
da Educação
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