Relatorio reflexão sobre o Curso gestar II
A escola precisa estar equipada para atender as diversas exigência
da modernidade e promover capacitações diferentes para toda a comunidade escolar;
precisa assumir seu papel de adquirir e desenvolver o espírito crítico e auto
-estima do aluno. A escola não pode em hipótese alguma servir como aparelho
ideológico do estado; precisa criar ambientes físico que favoreçam trabalhos
de grupos, diferenciados e simultâneos.
É diante dessas inquietações que surge a necessidade em aprofundar
conhecimentos, buscar alternativas, informações, identificar características,
que se constitui no objetivo primordial deste trabalho de reflexão do Gestar, através
do qual são expostas as aprendizagens e as necessidades dos futuros especialistas.
Em vista destas realidades foi que surgiu o Gestar II, uma formação que eu
chamaria de abertura de mentalidades. Um curso, cujo nome diz tudo,Programa
Gestão da Aprendizagem Escolar. Seu objetivo é justamente este, dar continuidade
ao aprendizado dos professores dos anos finais do ensino fundamental, os quais,
até então não tiveram oportunidades de contatos com os novos saberes, visto que,
alguns conceitos e preconceitos sejam uma dificuldade a alguns em acompanhar as
constantes mudanças do mundo contemporâneo, que é cada vez mais complexo e exigente.
Daí a necessidade que a sociedade possui em acompanhar estas mudanças que todos os
dias se tornam mais profundas, principalmente devido à globalização.
O Gestar significa uma enorme contribuição na comunidade escolar, ou seja,
ao mesmo tempo em que os cursistas aprendem, os alunos também aprendem, pois os
mesmos levam às salas de aulas as informações contidas no programa. Meu caso, p
or exemplo, cursista de Língua Portuguesa, aderi a esta troca de aprendizagem,
procurando a todo custo, socializa-la aos alunos da Unidade Integrada Humberto de
Campos, no município de Sucupira do Riachão com alunos do 6º ao 9º ano. Foi um processo
trino, eu como professora e como aluna do Gestar II.
Um degrau a mais em minha vida. Estudei bastante, colhi muitos conhecimentos, durante
este período por experiência e aprendizado um tanto enriquecedores e jamais inesquecíveis,
enquanto vítima de um avanço que acontece a todo momento que conversam entre si, planejam,
o mundo que países já tem mais uma nomenclatura, mundo da informação, a tecnologia que tomou
conta de tudo. È por isso que a sociedade tem que caminhar, buscar a escola ideal,
porque é a escola a autora das grandes transformações sociais, e a educação constitui
o alicerce para a formação da sociedade e do homem. Mas, a escola precisa passar de uma
concepção em série e de repetição de saberes da sociedade industrial, da parcelarização
do conhecimento, para uma concepção transdisciplinar.
Para completar, tivemos uma formadora nota 10 que segurou a onda até o fim,
com garra e determinação. Nauriza Núbia, orientadora capacitada. Manteve a ordem e
mostrou sensibilidade e aproximação aos alunos. Foi exemplo de boa professora, quem
se fez firme e forte com a clientela Gestar.
Afinal de contas, ser professora é viver intensamente o seu tempo com consciência
e sensibilidade, pois não só transformamos a informação em conhecimento e em consciência crítica,
mas também formamos pessoas, daí a nossa responsabilidade maior em estar continuamente reformulando,
replanejando e nos capacitando.È tarefa difícil, mas não impossível.Exige abnegação,
mas escreve com o coração. Porém, dentro de nossa alma, uma voz soa e nos dá ânimo e coragem,
dizendo que vale a pena ensinar, porque aprendemos também , porque semeamos em nossos
alunos a paz, porque semeamos Deus,nosso refúgio e nossa fortaleza.
Jacilucia Maria Silva Lima
Cursista Língua Portuguesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário